-
Arquitetos: Zero Studio
- Área: 5200 ft²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ar Hamid MM
-
Fabricantes: Crabtree, EBCO, Faber, General, Hafele, Jaquar, Kapital Plywood, LG Hausys, Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em um terreno cercado por plantações de coco e outras vegetações nativas características da paisagem típica do norte de Kerala: um ambiente extremamente tranquilo e sereno, que não encoraja interferências. Qualquer modificação exige uma abordagem respeitosa.
Assim, a casa é concebida como uma entidade em que a fachada externa desempenha o papel de "filtro" entre o espaço construído e o não construído, integrando o volume de forma sutil ao ambiente ao redor. Esse "filtro" é revestido com uma camada de paisagem na periferia interna, que não só filtra a luz e o ruído externos, mas também proporciona um jogo de luz no interior durante o dia. Além disso, o ar fresco e úmido do entorno é trazido, filtrado e distribuído para diferentes partes da casa. A fachada, metaforicamente, é como uma "lanterna", onde o envelope externo protege e destaca a beleza do núcleo interno - a luz ou a função; algo que pode ser apreciado durante a noite.
O projeto segue uma elevação limpa e direta, onde as janelas e portas são integradas sem se destacarem, resultando em uma forma monolítica. Ao adentrar a casa, os visitantes são recepcionados por um espaço amplo onde todos os ambientes comuns se unem dinamicamente em torno de um corpo d'água alongado próximo à entrada. As paredes são propositalmente mantidas mínimas para proporcionar uma vista sem obstáculos da paisagem ao redor, ao mesmo tempo em que garantem a privacidade necessária para os quartos. Enquanto a tela e a camada de paisagem controlam a visão para as áreas internas, os usuários ainda podem ter uma visão filtrada para o exterior através delas. Isso suaviza a ideia de um limite opaco para o volume, mas mantém sua função de fornecer segurança com um planejamento totalmente aberto. A paleta de acabamentos nos interiores consiste principalmente em tons neutros, preservando o apelo organizado do ambiente.
O quociente de experiência do usuário: A casa foi projetada para uma família de quatro pessoas - marido, esposa e dois filhos que atualmente residem no Reino Unido e visitam durante suas férias anuais. Eles desejavam que fosse localizada em sua terra ancestral, permitindo que ficassem próximos de seus entes queridos e hospedassem reuniões memoráveis durante sua estadia. O processo de criar espaços personalizados e íntimos para cada um dos usuários a partir de um volume comum foi bastante intenso. O projeto inclui algumas características especiais, como um deque flutuante ao lado da área de estar que se abre para o jardim, um espaço de leitura no patamar estendido da escada, uma varanda privativa no quarto do primeiro andar com vista para a plantação, canteiros no terraço, janelas panorâmicas e uma sala de oração/meditação no térreo com uma parede perfurada que cria padrões interessantes de luz natural. Esses são espaços que evocam diferentes estados de espírito, permitindo que os usuários celebrem a experiência completa de "voltar para casa".